Minha opinião sobre Contest Game

Os dois fóruns mais visitados sobre desenvolvimento de jogos (Unidev e PDJ), adotam entre seus usuários ou colaboradores uma espécie de competição chamada Contest Game, mais conhecido somente por contest.

Que é uma competição entre os desenvolvedores que utilizam certas linguagens, ou até mesmo qualquer linguagem de programação pode ser utilizadas para seus jogos estarem na competição, geralmente esses contests são organizados pelos próprios membros dos fóruns, que fazem suas regras e temas.

O que eu quero expor aqui é minha raiva e intolerância, indignação sobre estes contests que muitas vezes são mal organizados ou mal elaborados. Pois na maioria das vezes, 2 ou 3 participantes terminam seus jogos, e alguns ainda só entregam versão de demonstração (se tem uma coisa que eu odeio é uma “demo”), e honro aqueles que pelo menos entregam versão de demonstração ou Beta.

Agora me diga, por que só 2 ou 3 entregam seus jogos dentro do prazo ? Uns dizem ser falta de tempo, outros dizem, que ainda está aprendendo, então pra que porra se inscreveu no contest se sabia que não ia ter tempo, e ainda não sabia fazer jogos “completos”.

Eu já cometi um erro desses, participei de um contest na Unidev com o jogo Combus, um projeto que era bem maior que meus braços, e que antes do contest eu sonhava criar uma equipe para desenvolver este jogo, um jogo que aparentemente era simples, atirar, colidir, morrer e matar, mas depois se transformou em algo grande e monstruoso, e não consegui terminar o jogo (que está sendo todo refeito), mas para compensar fiz um joguinho, o Memorize, porém não deu pra inscrever ele no contest a tempo.

Mas nunca mais cometo outro desses, eu não gosto de deixar os outros na expectativa em relação a meus projetos, prefiro abrir um tópico quando eu já tiver com pelo menos algo pronto.

E quando você mostra tudo aquilo lindo e esbelto como se fosse o vencedor do contest, e pára de atualizar o tópico e consequentemente o jogo também, sua credibilidade vai pelos ares, vejo que muita gente entra em contest para ser elogiado e prestigiado pelos outros membros, ta certo, que entre para isso mas pelo menos cumpra o que prometeu.

Outra coisa, o tempo dado aos participantes é praticamente absurdo, que chega a ser de 03 a 06 meses, o que eu não concordo, pois a desmotivação é diretamente proporcional ao tempo, quanto maior o tempo maior a desmotivação, e aumenta as chances de o jogo ser engavetado. É por isso que contests como o da PDJ devem ser o ideal, ou seja, você tem uma data definida para entregar seu jogo completo, ou melhor, o contest é divulgado só para as inscrições dos jogos, e não há aquele negócio de criar um tópico e ficar atualizando, se seu projeto está pronto, vai lá inscreve ele na categoria correspondente e espera o resultado. Para você ver o quanto de jogos entram nesse contest, e são jogos betas ou completos, e dificilmente aparecem versão de demonstração, aliás tem dois jogos meus inscritos na GPC2007, o jogo Lenda dos Dragões e o jogo Memorize.

Hoje vejo que concluir meus projetos, é a melhor forma de aprender esse mundo dos jogos.

É isso galera, espero que o povo pense, e planeje antes de entrar em um contest.

Abração do Panda!!!!!

2 Respostas

  1. E aí, blz! Cara, quando eu estava no Meiobit eu não tinha muito tempo, e vou ver se consigo, desta vez, postar o resultado. Mas é bem interessante este texto.

  2. É isso ai rodrigo, posta o resultado lá pra galera, acho que o tempo deles roerem as unhas já se foi, hhehehe.

    Um jogo que me surpreendeu daquele contest do o jogo do keymaker, o Storm, ficou muito foda os gráficos, não sei o jogo em si pois não tenho placa de vídeo compatível.

    É rodrigo vlw pelo comentário!

    FLw

Deixe uma resposta

