O Acabamento do seu Jogo

O processo para a criação de um jogo, geralmente requer paciência e motivação, tanto para programadores quanto para artistas gráficos, e muitas vezes com o termino do jogo, fica uma bagunça danada, tanto no código quanto na pasta. Aí chega a hora mais esperada de todos da equipe, o acabamento.

O acabamento correto em um jogo, é aquele que deixa seu jogo com uma cara mais profissional, imagens com maior qualidade, e inserção de conforto ao jogador.

Segue abaixo alguns recursos que podem ser úteis no acabamento do seu jogo.

Opções

Dê opções de como o jogador irá jogar seu jogo, opções como volume do som, música, resolução da tela, Driver de vídeo a ser utilizado, personalização dos controles.

Telas de espera

As chamadas “WaitScreens”, servem para deixar o jogador a par da situação, se seu jogo é pesado, coloque uma tela de espera para quando ele estiver carregando, você só não pode deixar o jogador “voando”. Esta imagem abaixo é um exemplo de tela de espera que fiz para o Combus.

photo20070510221355.jpg

No caso ela mostra um dos personagens do jogo, que seria o próximo inimigo que o jogador vai enfrentar.

Organize o Código

Se você gosta de fazer gambiarras, esqueça, POG não é aconselhável, muitas vezes isso deixa o jogo lento, e com alguns bug’s. Não esqueça também de comentar o código, e tentar usar menos mémoria possível no seu jogo. Se necessário limite o FPS, e seja feliz, esteja sempre com o código organizado e limpo, e jogue fora as variáveis de teste.

Mais idiomas e menos clichês

Se possível utilize como idioma oficial do jogo o português do Brasil, e se você pretende distribuir seu jogo na internet, faça uma versão em Inglês e em espanhol do seu jogo. São os idiomas mais conhecidos atualmente. Cuidado não traduza de qualquer jeito, utilize um profissional ou estudante da área para isso, entregar tradução na mão de desconhecidos.

Guia do Jogo

Isso é praticamente essencial em todo jogo, que deve ser acompanhado de um manual explicando, como jogar, configurações mínimas, e outras coisas que o autor escolher. Lembrando: Um manual, deve dizer detalhadamente como resolver problemas, seja claro e objetivo.

Seguindo estes passos, seu jogo sem dúvida ficará quase profissional, deixando os outros “quase” para o desempenho da equipe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: